Assimiu ou pretende assumir um cargo de liderança? Então, fique por dentro dos principais erros que líderes cometem no início de sua jornada, não perca seus melhores colaboradores por desconhecimento sobre os erros em questão.
Iniciantes na posição de liderança cometem erros muitas vezes porque não têm autoconhecimento, não estudaram e se formaram para serem líderes, não tiveram uma boa referência enquanto eram funcionários (no máximo sabem o que não fazer), entre outras causas.
10 Erros Comuns de Empreendedores Iniciantes em Liderança de Pessoas
Todo esse despreparo para liderar uma equipe costuma gerar um grande problema: a perda de seus melhores colaboradores. Então, conheça a seguir 10 erros comuns que são cometidos por empreendedores iniciantes na posição de líder.
- Ausência de planejamento e visão de futuro: imagine você entrando em uma empresa que não tem planejamento, visão, valores, objetivos, metas. A ausência disso tudo gera insegurança para que o colaborador planeje sua carreira dentro da empresa.
- Inexistência de plano de cargos e salários: mesmo que a empresa tenha tudo aquilo que foi descrito no item anterior, não adiantará nada se não tiver um bom plano de cargos e salários com descrição de funções, atividades, competências, hierarquia, sistema de avaliação, remuneração variável, etc.
- Feedback aos extremos: se você não faz o que foi descritos nos itens 1 e 2, então, quando chegar a hora de fazer feedback, irá fazê-lo de modo amador, tornando a conversa muito subjetiva, caindo na armadilha de ficar nos extremos do feedback: “loveback” (só elogios) e “fodeback” (só críticas).
- Não entendem de pessoas ou não sabem lidar com elas: cada colaborador tem valores, modelo mental, personalidade e motivação muito distintas, influenciado por suas experiências de vida, o que proporciona perfis comportamentais distintos (catalizador, controlador, apoiador e analítico), o que exige um líder bem preparado para tal desafio.
- Não criam um ambiente de trabalho motivador: pesquisa da Isma Brasil (2014) mostrou que 72% das pessoas estão insatisfeitas com o trabalho. A insatisfação em 89% dos casos tem a ver com a falta de reconhecimento, em 78% com excesso de tarefas e em 63% com problemas de relacionamento, ou seja, ganhar mais muitas vezes não é a questão principal.
- Não desenvolvem seus colaboradores: mas, neste caso, têm uma ótima desculpa – “não invisto porque o funcionário melhora e sai da empresa”. Agora, reflita, e se você não treina e ele fica?
- Só conversam sobre trabalho com seus colaboradores: sim, você precisa fazer gestão humanizada, conversar com a equipe e conhecer o lado pessoal de cada um, afinal, como você demonstrará aos colaboradores que eles e o negócio podem crescer juntos, se você não conhece os sonhos, objetivos e metas deles para casar os da empresa?
- Não atuam como líder coach: você deve alinhar as expectativas da empresa com a de cada colaborador, orientando rumo ao crescimento pessoal e profissional para, desta forma, ambos saírem ganhando, visto que o negócio cresce junto com o desenvolvimento da equipe. O segredo aqui é persuadir, jamais manipular!
- Não promovem o trabalho em equipe: cada membro da equipe tem que saber claramente o seu papel, assim como cada setor, departamento e unidade. É função do líder promover uma visão holística a todos, além de fomentar a sinergia, integração e empatia entre todos.
- Sobrecarregam os mais produtivos e “empurram com a barriga” os improdutivos: como tudo hoje em dia é urgente, nada mais normal do que cometer o erro de sobrecarregar seus colaboradores mais produtivos, o que irá desmotivá-los e, possivelmente, perdê-los. Para piorar, como é moroso demais demitir, recrutar e selecionar, você acaba mantendo os improdutivos na empresa, pensando “ruim com eles e pior sem eles”.
Você pode ter na empresa os melhores produtos, tecnologia de primeiro mundo, fornecedores excelentes, localização privilegiada, capital de giro acessível, mas, se não tiver uma boa equipe, a qual se constrói com os melhores colaboradores, a sua empresa estará fadada ao fracasso.