Os dados sobre rendimentos, como salários, e pagamentos de planos de saúde podem ser transferidos diretamente dos informes para a declaração de Imposto de Renda 2016.
Para isso, o contribuinte tem de usar o mesmo computador para fazer a declaração e salvar os informes enviados por empresas e convênios médicos.
Depois que transferir os dados, é importante que o contribuinte verifique se eles estão corretos. É possível fazer alterações e excluir informações, se for necessário.
Para importar os dados do informe de rendimentos, clique em "Importações, Informe de Rendimentos", na barra de menu:
Ou escolha "Importar arquivo da fonte pagadora" no rodapé da ficha "Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica Titular e Dependentes":
Ou clique em "Importações", na barra lateral esquerda. Um quadro vai aparecer e, nele, você deve buscar o campo "Informe de Rendimentos":
Ou pressione as teclas CTRL+SHIFT+R; se o informe estiver salvo no seu computador, você poderá baixá-lo:
Reprodução
Os dados que serão recuperados na importação do informe de rendimentos são:
Para importar os dados do informe fornecido pelos planos de saúde, clique em "Importações, Informe de Planos de Saúde", na barra de menu:
Ou escolha "Importar arquivo do plano de saúde" no rodapé da ficha "Pagamentos Efetuados":
Ou clique em "Importações", na barra lateral esquerda. Um quadro vai aparecer e, nele, você deve buscar o campo "Informe de Plano de Saúde":Reprodução
Ou pressione as teclas CTRL+SHIFT+I; se o informe estiver salvo no seu computador, você poderá baixá-lo:
Dados que serão recuperados na importação do informe de planos de saúde: