A maioria das empresas estabelece, logo no começo de suas trajetórias, suas missão, visão e valores. As três coisas, normalmente, mostram uma empresa íntegra e com objetivos bastante arrojados. Até por serem bastante otimista, existe a impressão, pelo menos da parte de quem é leigo, de que a elaboração desse campos não passa de um clichê. Mas não é bem assim.
A opinião é do administrador de empresas paulista Runa Ratz, 23. Ele, ao lado da designer Helena Alam, 46, comanda a Kawthar, especializada na venda de joias e presentes corporativos de luxo. "A missão, a visão e os valores não são criados só porque precisam existir. Quem não os segue eventualmente terá problemas", diz. "Sem essas definições, o único objetivo é o lucro e tal busca não é sustentável."
Ratz listou o que deve ser levado em conta por empreendedores que estão começando e precisam estabelecer suas missão, visão e valores. Confira:
1. Saiba o que é cada um
O empreendedor afirma que especialistas em administração têm definições um pouco diferentes do que são a missão, a visão e os valores de uma empresa, mas que todos concordam no que, basicamente, consiste cada um desses pilares.
A missão é o detalhamento da razão de ser de um empresa. Mostra, então, o porquê da sua empresa existir. Também deve deixar claro o segmento em que o negócio está inserido e como a empresa espera ser reconhecida por seus clientes, fornecedores e parceiros. A missão da Kawthar é desenvolver produtos com design único e exclusivo, com o objetivo de atender às mais diversas necessidades de seus clientes e parceiros.
A visão mostra aonde o empreendedor quer chegar. A da Kawthar é se tornar uma marca de luxo de referência no mercado brasileiro, proporcionar felicidade e satisfação para todos os seus clientes e tornar o luxo acessível para eles. Normalmente, engloba objetivos de longo prazo, mas também tem espaço para conquistas menos demoradas.
Por fim, os valores são os princípios éticos que norteiam o dia a dia da empresa. "Visão e valores estão firmemente atrelados. Só se atinge o primeiro pilar se o segundo for levado a sério", afirma Ratz. Os valores da Kawthar são integridade, comprometimento, atenção aos detalhes, foco no cliente, inovação e qualidade.
2. Leve a elaboração a sério
Para elaborar a missão, a visão e os valores que melhor, não dá para gastar somente alguns minutos rabiscando palavras bonitas em um papel. "Deve-se passar um ou dois dias com seus sócios, mentores e pessoas relevantes para o negócio e, literalmente, colocar todo mundo para refletir sobre a melhor forma de definir a empresa."
3. Ajustes, sim. Desvios, não
No começo de uma trajetória, empreendedores esperam passar, na pior das hipóteses, alguns anos chefiando o negócio que criaram. E muita coisa pode mudar nesse ínterim. Pode ser que, enquanto o tempo passe, você perceba que certas mudanças nos três pilares sejam realizadas. Não tem problema. "Ajustes podem ser feitos. Desvios, nunca. Não se pode esquecer a essência, o cerne da empresa", afirma Ratz.
4. Metas
Assim como a visão, as metas estabelecem objetivos futuros. E, segundo Ratz, os dois devem estar atrelados, pois, dessa maneira, fica mais fácil obter conquistas que ajudem você a realizar seus grandes objetivos – aqueles estabelecidos na visão que você escolheu.
5. Tenha um sonho realizável
Ainda sobre a visão, pense em um objetivo que seja tangível. É claro que um empreendedor deve pensar que nada é impossível. Sonhe grande, mas não sonhe com algo que muito provavelmente jamais acontecerá, de acordo com o cofundador da Kawthar. "Quando o sonho é muito difícil, o empreendedor pode desanimar", afirma.