Eis aqui, caro empreendedor, mais uma sigla para a nossa já volumosa e consistente sopa de letrinhas. Mais uma para se juntar às de 5W2H, IPO, KPI, SKU, PDCA, e por aí vai. Mas essa se refere a um modelo comercial – a um “canal de vendas estratégico”, de acordo com este artigo do portal Gestor Atual: o marketing de rede, ou marketing multinível, mais conhecido como MMN.
O que é MMN?
Ainda que você não conheça o termo, certamente conhece exemplos de como ele é praticado. Herbalife, Natura, Amway, Mary Kay… todas essas empresas utilizam o MMN como estratégia de vendas.
Pois, de acordo com este elucidativo texto do blog MMN Expert, o Marketing Multinível é exatamente isso: uma estratégia empresarial de distribuição de bens e serviços, na qual a divulgação dos produtos se dá por meio do “boca a boca” realizado por distribuidores independentes.
EM SUMA, O MMN FUNCIONA ASSIM: UMA REDE DE DISTRIBUIDORES DE UM PRODUTO OU UM SERVIÇO, ONDE CADA DISTRIBUIDOR PODERÁ RECRUTAR NOVOS DISTRIBUIDORES. AO REALIZAR ESTE TRABALHO, ELE RECEBERÁ BÔNUS.
É importante observar que se trata de uma decisão estratégica, já que este capital poderia ser utilizado em milionárias campanhas publicitárias tradicionais. E, além de indicar e vender os produtos, os distribuidores poderão sugerir outros distribuidores. Desta forma, constrói-se uma organização de escoamento de produtos com possibilidades de ganhos praticamente ilimitados.
Por que tem esse nome?
Porque o MMN permite que que uma empresa pague comissões em vários níveis de distribuição – ao contrário do “mononível”, ou o tradicional, em que o distribuidor só recebe no valor da revenda dos produtos.
No caso do MMN, o “marketing” implica o trabalho de venda de um produto ou serviço a ser realizado pelo distribuidor que entra no negócio; e o “multinível” é a forma como este distribuidor será remunerado.
Um exemplo prático de como a coisa funciona (ainda de acordo com o texto do MMN Expert): imagine que você se interesse em ingressar no MMN de uma empresa. Então, ao se cadastrar, você se encarregará de construir uma organização através de seu trabalho de marketing. E o movimento de produtos realizado por meio dessa organização hierarquizada em vários níveis é o que vai gerar os bônus que você receberá da empresa. Ou seja, as pessoas que você indicar serão seu primeiro nível; as pessoas indicadas por quem você indicou serão seu segundo nível, e assim por diante.
Por que é tão importante conhecer o MMN?
Porque se trata de uma poderosíssima estratégia de vendas para muitas empresas. Para você ter uma ideia, o MMN já responde por 96,7% dos US$ 32,18 bilhões de faturamento do setor de vendas diretas nos Estados Unidos (os dados são do DSA – Direct Selling Association).
No Brasil, embora a prática ainda não seja tão difundida, o crescimento do setor é notável: de acordo com o último levantamento realizado pela ABEVD (Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas), o MMN vem crescendo a uma média de 18% ao ano.
Aqui vão alguns outros dados que indicam a relevância do MMN no mercado atual:
• De cada oito lares americanos, pelo menos um desenvolve uma atividade de MMN;
• Universidades Americanas já oferecem cursos de Marketing Multinível em suas grades curriculares;
• 27% do PIB americano é proveniente da indústria do Marketing Multinível; e
• 24% do PIB japonês é proveniente da indústria do Marketing Multinível;
• Nos Estados Unidos, gigantes como Coca-cola, Colgate Palmolive, Citibank e outras, ou têm suas próprias divisões de Marketing Multinível, ou se utilizam da estrutura de empresas do setor para escoar algumas de suas linhas de produtos com características pertinentes a esse sistema de vendas; e
• 20% dos milionários americanos construíram sua fortuna com negócios baseados em MMN.
E no Brasil?
Aqui, a atividade é regulamentada pela ABEVD, que adotou o código de conduta da World Federation Direct Selling Association (WFDSA). Embora se considere que o país ainda está dando os passos iniciais na questão do MMN, já é possível perceber um crescimento exponencial do setor. Em 2013, dos 166 bilhões de dólares movimentados em todo o mundo com vendas diretas, o país respondeu por 38,8 bilhões, ficando em quarto lugar do ranking, de acordo com a ABEVD.
A prova de que este crescimento continuará é que, além da atuação das gigantes do setor, como Herbalife, Mary Kay e Amway, outras grandes empresas estão entrando no mercado. São os casos de Itaú Unibanco, TAM Linhas Aéreas, Banco do Brasil e a marca de cosméticos Jequiti.
Outra prova de que a prática tem futuro promissor é a forma como especialistas e “gurus” têm olhado para ela. Antes considerada uma ativade obscura, sem embasamento confiável, hoje, cada vez mais gestores e estudiosos percebem as possibilidades do MMN. Reunimos aqui algumas afirmações de nomes consagrados a este respeito:
TENTE O MARKETING MULTINIVEL. VOCÊ SERÁ AUTÔNOMO, TERÁ O TREINAMENTO APROPRIADO E NÃO TERÁ CHEFES PEGANDO NO SEU PÉ. OS RESULTADOS SERÃO CONSEQUÊNCIA DIRETA DO SEU ESFORÇO.
Max Gehringer, na Rádio CBN (03/12/2007)
(…) HOJE EM DIA ACONSELHO AS PESSOAS A LEVAR EM CONSIDERAÇÃO O MARKETING MULTINIVEL.
ROBERT KYOSAKI, em seu livro “Independência Financeira” (p.98).
SUGESTÕES PARA GANHAR MAIS DINHEIRO: TENHA UM SEGUNDO TRABALHO, SIM. APROVEITE OS MOMENTOS DE FOLGA PARA TER MAIS RENDA. (…) SEM FALAR NA ENORME VARIEDADE DE PRODUTOS A SEREM VENDIDOS NO MARKETING MULTINIVEL.
MAURO HALFELD, na Rádio CBN – Coluna Dinheiro (24/08/2006)
Onde posso me informar mais?
Esta página de tópicos da Exame traz notícias atualizadas sobre o setor de MMN.
E esta matéria, também da Exame, diferencia o MMN da pirâmide de vendas.