Área do Cliente

Notícias

Profissional – Algumas diferenças entre inteligência artificial e a emocional

Acreditamos que NOSSO SUCESSO PROFISSIONAL deriva do convívio racional e salutar da INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL QUÂNTICA e de INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

“Acreditamos que NOSSO SUCESSO PROFISSIONAL deriva do convívio racional e salutar da INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL QUÂNTICA e de INTELIGÊNCIA EMOCIONAL.” (Elenito Elias da Costa e Levy da Costa Sales).

INTRODUÇÃO

No mundo globalizado onde convivem quase oito bilhões de habitantes, onde temos países altamente evoluídos e muitos não, onde o Capital cada dia fica mais valorizado, onde as dificuldades e necessidades são gritantes. Muitos brigam por pouco, tais como, direitos, emprego, educação e saúde de qualidade, saneamento básico, moradia, oportunidade, e demais fatos básicos, e não são atendidos.

Como podemos entender que vivemos no mundo moderno se as necessidades básicas nem sequer foram atendidas, mas acredito que o grande problema de qualquer Nação é o sistema que a domina.

É fato que a cada dia e a cada ano, a vida fica mais difícil, haja vista, as necessidades básicas que não foram atendidas, e o mais gritante é que vivemos por algo que nós mesmos fabricamos, ou seja, somos movidos pelo Capital, cujo mentor intelectual é o próprio homem, e vítima.

Toda a dificuldade de viver se encontra na maneira de conviver, ou seja, somos vitimas de nossa própria ignorância, e o mundo está cada dia mais insensato, pois o SER HUMANO está menos humano e mais mesquinho.

O presente artigo foi idealizado e escrito com a intenção de encontrar a diferença entre a INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL/QUÃNTICA e a INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, a primeira é computadorizada, a segunda é simplesmente humana.

Acreditamos que se temos a capacidade de produzir máquinas inteligentes, com programas e memórias que utilizam a lógica dos fatos, e temos também uma inteligência emocional muita mais complexa, e essa é a grande diferença, quando a verdade assim exigir.

“O verdadeiro ser humano, tem uma educação de qualidade que o faça conviver com a GLOBALIZAÇÃO, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL QUÂNTICA e a INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, racional e harmonicamente”. (Elenito Elias da Costa e Levy da Costa Sales)

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Podemos conceituar que EDUCAÇÃO DE QUALIDADE é o resultado de um Planejamento Estratégico Orquestrado em que os agentes (Investidor, Gestor, Professor e Educando) se relacionam na busca de gerar novos conhecimentos utilizando a soma das inteligências em prol de um futuro promissor.

É possível acreditar que as Escolas Técnicas agregado a competitividade e a disciplina positivam a Economia da CHINA e RÚSSIA, se observarmos as diferenças e agrega-las a nossa educação é possível que tenhamos resultado semelhante.

No Brasil a EDUCAÇÃO (médio, fundamental e superior) precisa de up grade qualitativa, que possibilite transformar essa educação em conhecimento prático para a satisfação da sociedade e dos seus integrantes.

O profissional brasileiro encontra muita diferença quando o comparamos com um profissional globalizado, eis uma das grandes diferenças que encontramos quando se faz viajem para outros países, a nossa cultura se choca com uma cultura globalizada.

Encontramos algumas diferenças básicas, o conhecimento de outros idiomas, de tecnologia da informação, noção básica de direito e obrigação e conceito de cidadania, afora os demais.

É verossímil afirmar que o PROFISSIONAL e EDUCANDO precisam de um UP GRADE qualitativo para que possam acompanhar essa evolução e ter condições de adentrar no mercado de trabalho ou mesmo buscar empreender, pois a GLOBALIZAÇÃO e a INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL inseriram mudanças substanciais para a exigibilidade desse mercado.

Lembramos que o TEMPO é o agente mais gritante para que esses profissionais e educandos possam se adequar a esse novo mundo, onde as CRISES são existenciais e os agravos e obstáculos são preocupantes diante de um ser humano profissional tão decadente.

É fato que muitos viverão compondo uma estatística decadente, enquanto que uma minoria poderá desfrutar dessas atualizações, devemos na oportunidade observar o mercado de trabalho, o desemprego, os profissionais buscando meios alternativos para suprir seus orçamentos, acreditamos que essas variáveis hão de acontecer em número muito mais elevado.

“Somos o resultado do conhecimento derivado de uma Educação de Qualidade, eis a questão.”

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL/QUÃNTICA

A inteligência artificial se apresenta ao mundo conforme seu idealizador JOHN McCARTHY, com sua linguagem e programação LISP, que conseguiu configurar Alan Turing com o seus algoritmos e afetou a vida de toda a sociedade, quer seja profissional quer seja empreendedor, e ainda mais aqueles que buscam uma recolocação no mercado, e áquele que está fora do mercado.

Desde o primeiro robô (Elektro) e o mais inteligente (Sophia) eles afetam a evolução do mundo inteiro, e exige uma melhor educação de qualidade, para que a qualificação e capacitação dos educandos e profissionais se compatibilizem e possam viver em harmonia.

Apesar se sabermos das graves consequências que a Globalização e a Inteligência Artificial nos trazem, mesmo assim não conseguimos entender essas implicações, já que a limitação derivada de nossa pífia educação que não nos deixar visualizar o que realmente poderá nos acontecer.

Temos certeza que muitos não estão acreditando e nem conseguem traçar um cenário futuro, mas sabemos que essas consequências são desastrosas, pois a CRISE e demais fatos degenerativos nos concede a existência de um sobrevivente.

Aqueles que por qualquer motivo não acompanhar essas evoluções no tempo hábil, lamentavelmente farão parte de estatística decadente, e o Governo e a Sociedade devem planejar e trabalhar com alternativas para manter sua passividade, e se pudéssemos quantifica-la, poderíamos proporcionaliza-la em somente 10% (dez) por cento da população.

“Vejamos a nossa evolução e sapiência evolui aritmeticamente enquanto que a Inteligência Artificial evolui exponencialmente”.

Essa afirmativa condiz com a Lei de Moore, onde cita que o crescimento da capacidade computacional dobra a cada 18 ou 24 meses, daí se comprova o grande fosso que separa a humanidade.

Se fizermos uma simples equação no sistema Capitalista, o investimento na busca de reduzir Custos e Despesas, buscando minorar o custeio do produto, oferecido com a qualidade ao mercado, encontrará uma barreira que eles ainda não observaram no MERCADO e no LUCRO, pois derivam da existência salutar da OFERTA e PROCURA, buscando o seu equilíbrio.

Se hoje o MERCADO é focado nas necessidades básicas (alimento e remédio) imagine com a redução dos recursos existentes possivelmente ficará muito mais difícil à obtenção da continuidade e sustentabilidade do resultado que alimenta o Sistema Capitalista.

A voracidade da evolução da Inteligência Artificial não consegue entender que a VIDA e o SER HUMANO são fatores fundamentais, mesmo com a aceleração dos mecanismos de perfeição dessa inteligência, tais como: Machine Learning, Deep Learning, Big Data, Rede Neural, etc.

Se hoje sentimos o gravame social que a Inteligência Artificial afeta a humanidade imagine com a Inteligência Artificial Quântica, que tem maior capacidade que a normal.

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

“Talvez seja ininteligível expressar que o CAPITALISMO base única de sustentação da DEMOCRACIA, se não for reinventado, representará a lápide do SER HUMANO, caso não sofra alterações SOCIAIS.”

Talvez estejamos enganados, mas o mundo clama por políticas sociais mais justas já que o sistema capitalista tem como foco o resultado positivo que o realimenta, mesmo que interfira na existência do ser humano, se esquece completamente que o SER HUMANO deve ser o inicio, o meio e o fim, só suas boas ações e atitudes lhe acompanham eternamente.

A Inteligência Emocional é a capacidade de perceber e interpretar as próprias emoções, bem como gerir e interpretar as emoções das pessoas.

Fatores preponderantes dessa Inteligência Emocional:

  1. Autoconhecimento;
  2. Administrar as emoções;
  3. Automotivação;
  4. A arte do relacionamento;
  5. Empatia.

Como devemos entender a Inteligência Emocional, para que possamos entender a sua essência:

- Observe e analise seu próprio comportamento;

- Domine suas emoções;

- Aprenda a trabalhar as emoções negativas;

- Aumente a sua autoconfiança;

- Aprenda a lidar com a pressão;

- Não tenha medo de se expressar;

- Desenvolva o sentimento de Empatia;

- Coloque na prática a Resiliência;

- Formule uma resposta em vez de reagir;

- Conheça os seus limites.

Façamos uma síntese para melhorar o entendimento, tais como ter uma agilidade emocional, procurar a colaboração e consciência coletiva e ter curiosidade intensa.

Ressaltamos que a INTELIGÊNCIA EMOCIONAL É MUITO COMPLEXA E REPRESENTA A DIFERENÇA SUBSTANCIAL DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL/QUÂNTICA, por sua lógica racional, e só o SER HUMANO tem essa possibilidade. Eis o grande diferencial qualitativo.

CONCLUSÃO

Sabemos que não somos dono da verdade, e que o presente artigo receba criticas e adendos de maiores sapiências, mas devemos discutir os acontecimentos naturais e humanos para que possamos vislumbrar um futuro promissor, mas sabemos que o CONHECIMENTO na aplicação prática através de AÇÃO e ATITUDES podem reduzir as dificuldades que se aproximam.

Podemos então, conjecturar que a CHINA utiliza o capitalismo para manter o seu sistema original, há alguns países que estão fazendo o contrário, ou seja, manter A DEMOCRACIA com viés CAPITALISTA está cada dia mais limitado, pois se esquecem do social, talvez seja esse recado que o mundo está nos tentando passar e por limitações outras não entendemos.

A simplicidade do entendimento através de uma Educação de Qualidade nos concederá soluções plausíveis, assim como nos ensina a Técnica de FEYNMAN, ou seja:

  1. Escolha e pesquise sobre o assunto
  2. Explicar o assunto;
  3. Escrever e falar em voz alta;
  4. Domine o assunto;
  5. Simplifique o conteúdo.

Resumidamente deveremos ter a capacidade de entender que a simplicidade, clareza e objetividade dos ensinamentos contidos numa educação de qualidade possivelmente gerarão soluções sociais mais racionais.

A busca de sistemas SOCIAIS que se importem com a importância do SER HUMANO deve ser a tônica que se incompatibiliza com a busca voraz do CAPITAL, talvez essa seja a grande solução.

Entendemos que a harmonia social só acontecerá quando os quatro fatores: FÉ, CAPITAL, SISTEMA e SER HUMANO, se articularem com harmonia, pois enquanto houver competitividade entre eles, fatalmente afetará a estabilidade do mundo.

AUTORES: Elenito Elias da Costa, contador, auditor, analista, assessor, Vice Presidente da APROCON/CE, pesquisador, escritos, palestrante, Professor Universitário, só um trabalhador.

LEVY DA COSTA SALES, mentor intelectual, inteligente, estudante, meu Neto de 2,5 anos, criativo, só um ser curioso.